Hoje o dia foi muito gratificante. Especial.
Cada dia que passa as pessoas estão transferindo mais as suas responsabilidades para terceiros. Em vários casos funciona, em muitos não.
O adolescente é membro da família, logo a responsabilidade é da família. Fato muito díficil de ser constatado hoje. Todos querem uma escola que se responsabilize quase que integralmente pelo adolescente.
Regras bem definidas determinam o grau de liberdade de uma sociedade. Uma sociedade não sobrevive aos caos "sem lei".
Para que as regras sejam cumpridas é essencial que as pessoas participantes desta sociedade estejam conscientes de suas reponsabilidades e predispostas a exercê-las em todas as situações. Seja no âmbito social, familiar e profissional.
Mesmo que eu contrate uma empregada doméstica, a responsabilidade sobre a casa é minha. Eu tenho por obrigação que averiguar a limpeza e etc. A empregada contratada deve seguir as minhas orientações e solicitações. Nesse caso específico é muito fácil de perceber. A minha empregada doméstica não pode cozinhar o que quer, sua utilidade está em fazer exatamente o que eu faria e da maneira que eu faria.
Mas no caso da escola, como ficaria um exemplo? Fica mais fácil de entender quando estabelecemos os limites e as responsabilidades: a responsabilidade pelo norteamento moral e ético do adolescente é e sempre será da família, dentro de um universo de escolas que oferecem um ensino próximo a esses valores, inclusive o religioso, a família escolhe a mais adequada ao seu horário, orçamento, itinerário e etc. Portanto o papel da escola é promover o aprendizado cognitivo e social de seu aluno. O papel da família é introduzir o adolescente ao seu mundo, suas regras e valores. Não há como inverter esses pápeis. Assim como a empregada doméstica não decide o que o seu empregador vai comer, a escola não pode decidir a religião de seu aluno.
Quando o brasileiro assumir a responsabilidade de seus atos, o paraíso será aqui.
Não deixe que outros decidam seu presente nem seu futuro. Assumam o controle das suas vidas. E desempenhem suas responsabilidades com afinco. Será gratificante, pode acreditar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário